Pages

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Miscelânea de recalque.

Bom, eu nem sei nem por onde começar. Acho que vou começar pelo professor que citou a nossa diva e rainha Valesca e vou terminar com a minha indignação com profissionais de Direito que proferem coisas descabidas sobre sociedade e direitos humanos.
Todo mundo já sabe da chuva de revolta em torno da citação do trecho da música da Valesca na bendita prova. Primeiro, bando de hipócrita: a vida precisa de um pouco de humor. Os mesmos que esperneiam com a citação de Valesca (que é algo realmente engraçado, não menospreza, diminui, humilha ou subjuga alguém), são os mesmos que acham graça das piadas de Gentili, Rafinha Bastos com deficiente, gorda, grávida e etc. Isso mostra que o nível do humor de vocês é bem baixo e digno de pena. Segundo, vocês não entendem porra nenhuma da própria sociedade brasileira. Não sabem nem o que é funk. Não sabe nem o que isso representa. Ignoram a sociedade pobre, preta e favelada que é a produtora desse estilo musical que carrega sua história, sua realidade, suas mazelas, suas vitórias, suas visões, mas a música negra americana pode. Claro que pode. Vocês são tão detentores de todo o conhecimento existente que só sabem falar a própria língua (e muito mal por sinal) e não entendem nada quando o 50cent fala que I will take you to the candy shop, I will let you lick my lollipop. Terceiro, bando de fiscal de buceta. Por que o chilique com o "tipo" da Valesca? Porque ela mostra o corpo dela, assume o corpo que tem, modifica quando tem vontade, dá pra quem quer (e com certeza para você ela não daria, porque você é apenas um machistinha pau mole) e não faz isso em função da vontade masculina. Sim. Não menosprezando as mulheres frutas, elas têm sua representatividade, no entanto assumem personagens objetificados sexualmente. a Valesca assume outro personagem. Ela assume o personagem do empoderamento.
O que é empoderamento? Empoderamento é dar poder, elevar a auto-estima, dar representatividade e voz a um grupo. A Valesca faz isso com as mulheres, com as pessoas de baixa renda (beijinho no ombro só pras invejosas de plantão). Tem coisa pior do que ver mulher e pobre com voz para homem da classe-média, pagador de impostos, cidadão de bem e machista?
Pegando o gancho desse assunto, sobre recalque e "reacice", venho aqui me indignar com profissionais de Direito que proferem discursos preconceituosos, relativizam desigualdades sociais e etc. Mas por que a cisma justamente com profissionais de Direito? Oras, considero que um profissional de Direito teve contato com um enorme espectro sobre a história da sociedade brasileira e obviamente com a história da legislação. Poxa, será que em Introdução ao Direito alguém não ensina essa galera que as pessoas são iguais perante a lei, no entanto são diferentes perante à sociedade (infelizmente)? Vejo profissionais de Direito espumarem pela boca mandando feministas, ativistas LGBT, ativistas contra o racismo e etc pararem de CHILIQUE, NEUROSE E VITIMAÇÃO. Alegando que todos somos iguais perante a legislação e que, por exemplo, estupro é um crime como qualquer outro e já existe lei pra isso e a pessoa será presa.
COME ON. Sério que você, profissional de Direito, se sente satisfeito em saber que há prisão pra estuprador? Eu não me sinto satisfeita. Estou insatisfeitíssima. Estou insatisfeita que isso ainda acontece na nossa sociedade e chocada que próprios profissionais do Direito normatizam isso.
Outra coisa que profissionais de Direito fazem que me faz perder a esperança na humanidade: compartilham imagens nas redes sociais mandando as mulheres abrirem livros e não as pernas. Fazem referências preconceituosas a mulheres que optam por se relacionarem sexualmente com vários homens. Relacionam uma fala errada, um deslize, uma falta de conhecimento de uma mulher a suposição dela ser "dadeira", de andar de roupa curta, de ser vadia. Exemplo: Dilma dá uma pisada de bola, a gente lê os comentários nas notícias: vadia, puta, precisa de rola e etc. Caras, será que vocês não vêem que vocês mesmos estão objetificando a mulher? Será que vocês mesmos não vêem que vocês estão expondo as mulheres? É isso mesmo que vocês juraram? É isso mesmo que manda a ética profissional de vocês?
É só isso por hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário