Pages

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Um brainstorm: um negro, pobre, menor de idade as correntes. Mas a escravidao ja acabou...


"A sociedade prepara o crime, o cidadao o comete". Quando se trata de uma pessoa pobre, negra e marginalizada eu duvido da deliberacao por ser ladrao. Pessoas ricas que sonegam impostos, pagam o inadequado para os funcionarios, etc. essas sim sao ladras de maneira deliberativa. O contexto social e' profundo e dispensa analises superficiais. O que foi feito com esse garoto foi um ultraje, uma das piores cenas de tortura e horror que eu ja vi na minha vida.
 Esse rapaz é tão vítima quanto as pessoas que são furtadas. E quando eu digo vítima, entenda que eu falo de um sistema econômico excludente, que é o capitalista, com o adicional da herança histórica que nós temos da escravidão que ainda não foi superada em prática no país. Afinal o que explica um país com metade da população negra e maioria da população pobre ser negra? Esse menino, desde o nascimento, foi marginalizado. As corporações, as grandes, roubam mais que qualquer batedor de carteira e promovem muita injustiça social através da má utilização da mão de obra, o que é uma violência em massa. O Brasil tem uma estrutura social complexa e a gente não pode limitar a nossa análise a esse tipo de situação que..."bandido bom é bandido morto", "ta com pena? leva pra casa". Como eu já disse, há muito o que ser superado socialmente no país.
Se você for parar para observar e ler a construção histórica do Brasil você vê como a nossa sociedade sempre foi muito escrota com os negros, mas muito mesmo. Abolição da escravatura foi uma firula política. Não houve um aparato para isso, simplesmente jogaram os escravos para fora das fazendas e deu no que deu. Infelizmente eu não vou estar viva para assistir a mudança total disso, mas eu tenho fé que isso um dia mude.
Por fim, stava pensando aqui com os meus botões...essas pessoas, que estão no crime, chegaram a ele pelas inúmeras humilhações que sofreram na vida (por ser pobre e/ou por ser negro), humilhá-las mais uma vez não vai fazer com que reflitam sobre o erro, mas sim que acumulem mais ódio e se tornem mais violentas. Esse é o círculo vicioso da violência urbana. O criminoso pratica a violência e tentam o corrigir com mais violência e isso vira uma bola de neve. Criminosos de todos os gêneros devem ter um corretivo, mas não um que humilhe, mas que os ensinem de verdade, os tirem da margem da sociedade. Infelizmente nosso sistema penitenciário não possibilita isso, pelo contrário, promove mais violência contra essas pessoas e alimentam o monstro violento que vive nelas. É isso.

P.s.: Se voce discorda disso, digite no Google "Rachel Sheherazade" e compartilhe suas brilhantes ideias por la.